segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Diário de Uma Demanda



'Diário de uma Demanda', de José Nuno Lamas + Valter Ventura. 08/12/2009 | 19.00h Espaço NOGO* pátio da Galega 20-22 Santos até 18-12-09

A série «Diário de uma Demanda» interpela a figura romantizada do fotógrafo enquanto explorador. E talvez essa figura tenha sido nutrida e sustentada pelos próprios: num jogo entre a realidade e a encenação, eles incluem personagens cuidadosamente dispostas no enquadramento. Conseguem mostrar a paisagem, comprovar que lá estiveram e dizer que ela lhes pertence. Estes corpos são assina-turas que – em simultâneo – também conferem a escala épica à natureza indómita.

Os herdeiros directos desta prática vieram do Pólo Norte, do Evareste e da Lua, com fotografias onde se faziam retratar contra paisagens tão indistintas que poderiam ser outro lugar qualquer.

Quando os pioneiros avançavam para o inóspito, seguiam na companhia de topógrafos, geólogos, fotógrafos, aventureiros e no seu encalço começava a estender-se o caminho-de-ferro: o progresso. Estabeleceu-se um paradigma que se foi adensando à medida que se multiplicavam as expedições para os destinos desérticos, bárbaros e exóticos. A ideia de ser a vanguarda, de estar onde nunca ninguém esteve, ou de ver o que nunca ninguém viu, testemunha-se com uma prova (a palavra aqui tem um duplo sentido) fotográfica. Para preservar intacto um território, que em breve seria transfigurado, povoado. Para registar o lugar selvagem, que não sendo nada ainda, tem a possibilidade de vir a ser tudo: o utopos, o não-lugar, a promessa de felicidade.



*NOGO é uma plataforma para Arquitectura, Arte Contemporânea & Cinema Experimental sediada na zona industrial de Santos, Lisboa, Portugal. O seu objectivo é a divulgação e exibição de nova produção no domínio das Artes Visuais e da Arquitectura Emergente aos níveis nacional e internacional. Através da sua transversalidade temática, NOGO propõe uma programação dinâmica e diversificada produzindo exposições, visualizações, palestras e publicações de diferentes projectos artísticos, culturais, experimentais e de pesquisa. A sua estrutura é composta por um núcleo de três comissários residentes - um para cada área - e comissários convidados para eventos pontuais. Baseada numa filosofia de Agregação Transdisciplinar, NOGO procura estabelecer parcerias com outras entidades, plataformas e produtoras dentro das suas áreas de interesse. NOGO é uma marca registada e fundada por Pedro Duarte Bento em 2009.

Sem comentários: