terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

 no fundo a imagem de catálogo da
e postal oferecido depois da exposição com a mensagem escrita
"a Maria Helena parece apontar um caminho de felicidade"

Que boa exposição aqui no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, no Jardim das Amoreiras perto da Mãe-de-água,
conhecer a relação de dois pintores que se complementam*, as suas  escolhas e opções, as viagens, as mudanças, Lisboa, Paris, Rio de Janeiro, espreitar o seu "atelier do silêncio", descobrir as curiosas influências tão fortes de Lisboa e da música na sua pintura e fazem olhar depois de outra forma.

* vale muito a pena ver a exposição de retratos de Maria feitos Arpad
   e depois o vídeo: "ma femme chamada bicho", lindo

   Filme documental de 1976 de José Alvaro de Morais (1943-2004) sobre os pintores Maria Helena  Vieira da Silva e Arpad Szenes.


excerto
Arpad_  et toi, "Bicho bravo",
              que fazes da pintura?

Helena_ Sabem o que me influenciou muito na minha infância?
               As abelhas. 
               Reflecti muito sobre o trabalho das abelhas.
               E Acho que fui como uma abelha.
               Porque as abelhas ficam com certas coisas que lhes permitem fazer o mel,
               e eu estive a pensar também em tudo o que tenho que escolher...
               sempre me senti um pouco abelha.


- outro blog, de outros postais

Sem comentários: